Estamos Aqui!

Esse blog tem a intenção de anunciar a verdade Bíblica e anunciar as Boas-novas de Jesus até a sua volta! Até porque Jesus também chutou o balde!

segunda-feira, 24 de junho de 2013

EVA


Leitura: Gênesis 2.18 – 3.24
Bem, lemos nos versículos acima a história da criação, da tentação e da queda. No capítulo 2, versículo18, Deus afirma que “não é bom que o homem esteja só”. Deus faz essa afirmação para enfatizar a necessidade de uma companhia para o homem, uma auxiliadora, alguém que esteja ao seu lado. Como poderia Adão se multiplicar sem uma companheira? Era preciso uma companheira para que Adão cumprisse a sua tarefa de se multiplicar e encher a terra.
O fato da mulher ter sido tirada da costela de Adão é uma alusão de andar ao lado (não abaixo, muito menos acima). Seguindo isso, veio a declaração de alegria de Adão ao se deparar com sua companheira e a instituição do casamento. Nessa época, o homem e a mulher se encontravam puros; não tinham o conhecimento do bem e do mal, não tinham vergonha, eram inocentes (Gn 2.25). Eles estavam plenamente felizes no seu serviço a Deus e na sua união. Não havia mal em seus corações.
Mas, em Gênesis 3.1 acontece uma conversa maliciosa entre a serpente e Eva. Algumas perguntas surgem na minha mente:
1ª Onde estava Eva, que não estava ao lado de seu marido? Ela estava sozinha e desprotegida da experiência de Adão.
2ª Será que a serpente já havia tentado Adão, antes de Eva ser criada?
3ª De onde veio a curiosidade de Eva de dar papo a um estranho? Ainda mais aqueles que vêm com conversa mole?
4ª Eva tinha motivos para duvidar de Deus?
5ª A mulher tinha motivos para ter a vaidade de querer ser igual a Deus? Faltava-lhe alguma coisa?
Entendam. Não estou dizendo que a mulher deve ser dependente em TUDO de seu marido, pai ou cuidador. Mas, ela deve saber estar por perto desses na hora de tomar uma decisão difícil, pois eles podem ter bem mais experiência (como era o caso) para saber aconselhá-las nas decisões corretas. Não é responsabilidade da mulher se preocupar com decisões em uma casa, mas sim ajudar o marido a tomar as melhores decisões.
E a serpente? Ela já estava no Jardim antes de Eva. Será que ela já teria tentado a Adão? Muitas de vocês podem não gostar do que eu vou falar, mas é a Bíblia quem o diz. Quem deu conversa à serpente foi Eva (Gn 3.1-5). Quantas vezes o mesmo não acontece conosco? Nossas lideranças (pastores, pais, maridos) nos aconselham a nos afastar de determinadas amizades. Seria pura implicância? Ou seria a experiência de que essas amizades podem gerar ilusões e dúvidas em nossas mentes? Porque Eva ficou de papo com a serpente? Por que ficou coqueteando com Santanás???!!! E as vezes também não fazemos isso? Isso gerou a dúvida em Eva, como também gera em nós. E acabamos por duvidar também se as Palavras de Deus são as melhores (Gn 3.1). Somos induzidas pela vaidade pela beleza das coisas e acabamos cometendo pecado.
Eva pode não ter querido fazer uma rebelião, mas desobedeceu a uma ordem de Deus. Deus tinha dado tudo o que eles precisavam. Eva não tinha motivos para querer ter e ser mais do que era. Talvez Eva tivesse pensado: “Ah, Deus deu a ordem a Adão e ele pode ter se enganado a respeito”. Mas, notem bem, Adão, já entendendo a fragilidade da mulher, acrescentou à ordem de Deus: “nem tocareis”.
Outro fator foi que quem deu a Adão o fruto foi Eva, e não a serpente. Será que se tivesse sido a serpente ele teria comido? Creio que houve uma pitada de sensualidade feminina para que Adão comesse do fruto. E cuidado meninas! Às vezes usamos certas características dadas por Deus para influenciar as pessoas (“Ah! Pai, compra, compra” ou então usamos armas de sedução para fazerem com que seus maridos cometam erros). Vejam o exemplo de Eva. Adão comeu da sua mão. Ela era a única em que ele podia confiar.
Por outro lado, ele também tem culpa no cartório, sim! Deus afirmou: "...Porquanto deste ouvido à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás" (Gênesis 3:17-19). Paulo ainda diz em 1 Timóteo 2.15: “E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão”. Mesmo Eva tendo caído em transgressão por engano, ela influenciou diretamente a decisão de Adão. Cuidado!
Daí em diante foram só as consequências da desobediência. Foi um empurra-empurra de responsabilidades, e ninguém querendo pagar a conta. O homem culpou Eva, Eva culpou a serpente. Às vezes, fazemos a mesma coisa quando pecamos. Queremos por a culpa em alguém e deixamos de assumir as responsabilidades dos nossos erros. Isso é ilusório. Todos os pecados têm consequências. Precisamos aceitar o perdão de Deus e sermos humildes para aceitar as consequências, ainda sabendo que Ele é um Deus misericordioso que nos ama.
Eva só percebeu o seu erro depois das consequências do pecado. Por causo do erro do homem, a terra se tornou maldita, o homem foi obrigado a trabalhar para comer, vieram as doenças, a fome, etc. Por causa de Eva, sentimos dores de parto e somos comandadas pelos nossos maridos (gostemos ou não, está na Bíblia). E, por fim, a morte.
Mas nosso Deus é muito misericordioso e não ia deixar que as coisas ficassem assim. Então, Ele em Sua soberania fala em Gênesis 3.15: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá, a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. Ou seja, aí Deus já estava predizendo a vinda do Filho do Homem, semente da mulher, Jesus, que pisaria a cabeça da serpente.
Bem, no mundo de hoje vejo muitas mulheres preocupadas com carreira, trabalho, etc. Eu não sou contra a mulher ter estudo, formação acadêmica, etc. Mas, acabamos assumindo o castigo de Adão. Além de sentirmos a dor de parto, temos que trabalhar. Sei que muitas o fazem por necessidade e não por escolha. E sei que, se pudessem, prefeririam estar em casa cuidando de seus maridos e filhos (o que, diga-se de passagem, é uma grande honra).
O pior de tudo é hoje verificarmos que há mulheres caindo no mesmo erro de Eva. Irmãs, estejam alertas, pois a mesma serpente que rondava Eva nos ronda hoje (1 Pedro 5.8). Tenhamos o cuidado de sermos vigilantes, de evitar ouvir conselhos daqueles que não são nossas lideranças (pai, pastor, marido). Não ouçamos conversas fúteis que possam nos trazer dúvidas ou curiosidade. Não busquem motivos para duvidar de Deus e não alimentem seu orgulho e vaidade buscando coisas que vocês não precisam. Sejam mulheres sábias (Provérbios10.31).
Deus as abençoe!
Dani

Bíblia de estudo Mc Arthur - solascriptuta-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/